No início do ano, fiz umas comprinhas no sebo e me interessei pelo livro "O Complexo de Perfeição", de Colette Dowling, que (como o próprio sub-título diz) trata sobre "os temores que se ocultam por trás da fixação feminina de ser superior em todas as atividades".
O preço dele estava super em conta (custou mais ou menos R$ 10,00) e eu acabei trazendo pra casa. Enrolei pra ler, mas hoje consegui terminá-lo e resolvi falar um pouquinho sobre ele.
O Complexo de Perfeição - Colette Dowling
Sinopse:
"Progredir na carreira, ganhar mais dinheiro, passar menos tempo com a família e os amigos... estes podem ser considerados os elementos que compõem a "nova mulher"; é a visão contemporânea do sucesso. mas será que essa atividade frenética não seria apenas uma tentativa de suprimir ou negar a auto-estima reduzida? Não seria apenas uma necessidade de se manter ocupada, de agir, de ser produtiva, para mascarar os sentimentos internos de solidão?
Colette Dowling diz que sim, e mostra, neste O COMPLEXO DE PERFEIÇÃO, como é possível deixar de representar, escapar de um desempenho inseguro para se transformar em uma mulher em contato com seu Eu, respeitando-o, e se tornar uma mulher feliz, capaz de dar expressão integral à sua personalidade."
Este é um livro de Psicologia que faz uma análise do comportamento feminino desde a infância e mostra as influências que as atitudes das mães têm na vida adulta de suas filhas, além do reflexo negativo que algumas dessas atitudes podem causar. Durante a leitura, vamos conhecendo histórias reais de diversas mulheres e compreendendo como cada uma delas se tornou o que é, e é incrível como a gente consegue identificar traços nossos e de outras mulheres de nosso convívio em cada história contada.
Eu recomendo a leitura para todas as mulheres, pois o livro trata de maneira profunda e reflexiva o universo feminino e os problemas gerados pelo relacionamento mãe/filha, em seus mínimos detalhes. Não é nenhum livro de autoajuda, mas as informações contidas nele ajudam na compreensão de quem nós realmente somos por baixo das máscaras sociais.
Recomendo demais a leitura e e reflexão! ;)