terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Vida Real - Eu Li "O Retrato de Dorian Gray"

Ontem finalmente terminei de ler um livro que eu vinha esperando ansiosamente para ler logo: "O Retrato de Dorian Gray", um clássico literário escrito por Oscar Wilde.
Talvez esse título lhe seja familiar, pois além de ser um clássico, a história ganhou uma versão cinematográfica em 2009. O filme é legal, mas é lógico que o texto original é muito mais rico e cheio de detalhes que fazem a diferença, então recomendo muito a leitura, tanto pra quem já assistiu ao filme quanto pra quem não assistiu (e se não assistiu, é ainda melhor porque você consegue imaginar melhor as cenas sem lembrar de coisas do filme, rs).


O livro, que é o único romance escrito por Oscar Wilde, conta a história de Dorian Gray, um jovem belíssimo e extremamente vaidoso que acaba fazendo um pacto macabro para não envelhecer: um quadro pintado por seu amigo Basil Hallward envelhece no seu lugar, enquanto a sua aparência permanece inalterada. A busca pela juventude eterna e pelo prazer carnal a todo custo acaba resultando na sua própria degradação.


A história propõe uma profunda reflexão sobre a supervalorização da beleza e da juventude, pois mostra a facilidade com a qual Dorian manipula as pessoas ao seu redor devido à sua aparência ingênua e angelical. Em certos momentos da trama, algumas pessoas do convívio dele se recusam a acreditar que ele fosse capaz de fazer algo ruim, como se pessoas de boa aparência não pudessem ser más. Percebemos que a maldade não tem rosto, o que me lembra aquele velho ditado: "quem vê cara, não vê coração".


Uma verdadeira obra de arte!

Um comentário:

A sua opinião é muito importante! :)

2013 © Todos os direitos reservados - Layout desenvolvido por Alexandre Costa