quinta-feira, 12 de março de 2015

Opinando - "Além da Conta" e consumismo desenfreado

Dia desses, estava zapeando e me deparei com um programa na GNT chamado "Além da Conta".
Apesar de já estar na segunda temporada, eu nunca havia assistido a nenhum episódio e decidi ver como era. O episódio em questão, chamado "Grifemania", mostrava a apresentadora Ingrid Guimarães acompanhando Bruna Marquezine em um dia de compras em Miami.


Como o próprio nome sugere, o tema do programa eram as pessoas fissuradas por produtos de marca, incluindo a própria Bruna e algumas pessoas anônimas entrevistadas na rua.
Durante a entrevista principal, rolam vários relatos de situações que envolvem o consumismo desenfreado, com direito ao reforço da ideia de que comprar é sinônimo de felicidade.


O programa fala sobre consumo de maneira ~descontraída~ e são poucos os momentos em que o assunto é abordado da maneira crítica, com pouquíssimo espaço de fala de uma especialista.
Fiquei extremamente incomodada com esse tipo de abordagem, é desesperador ver um tema tão importante ser tratado de maneira tão irresponsável, ignorando o fato de que milhares de pessoas sofrem com distúrbios ligados diretamente ao consumismo.
Fazer compras de maneira irracional ou com o intuito de se sentir melhor não é divertido, não é engraçado e não faz bem pra saúde de ninguém.


Passou da conta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante! :)

2013 © Todos os direitos reservados - Layout desenvolvido por Alexandre Costa