sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Top 5 - Dicas para mudar

Antes de qualquer coisa, queria pedir desculpas pelo título meio besta do Top 5 de hoje, mas não consegui pensar em nada melhor (juro que tentei!).
O tema de hoje foi escolhido por causa do momento que estou passando na vida: estou mudando de casa e, pra mim, mudanças são sempre grandes transformações na vida. O mais legal é que o post de hoje coincidiu também com o início do Ano Novo Chinês, e ano novo é outra coisa que pra mim significa transformação!


Mas é claro que as coisas não mudam sozinhas e nós precisamos impulsionar as transformações da nossa vida se quisermos que ela realmente mude. Foi pensando nisso que resolvi dar algumas dicas para quem quer dar uma mudada na vida e não sabe bem por onde começar.

1. Não imponha condições para ser feliz
Eu já caí muito nessa armadilha, por isso falo com conhecimento de causa: a pior coisa que você faz é impor condições para ser feliz. Quem nunca se pegou achando que só vai ser feliz quando emagrecer, quando arrumar um namorado, quando enriquecer...? Enquanto isso, a vida vai passando e você fica parado sonhando.


Não caia nessa armadilha, seja feliz hoje, agora, do jeito que você é, com o que você tem.
Lógico que temos que ter metas e sonhos na vida, mas não pense que a concretização dessas coisas é que vai te fazer feliz. Não existe nada que te traga felicidade além de você mesmo!


2. Desapegue e reorganize
Se você já está de mudança, fica mais fácil se desfazer de coisas que não usa mais e se reorganizar, afinal, você vai ter que encaixotar tudo, o que acaba fazendo com que repense certas coisas que andavam guardadas há tempos. Além disso, o fato de ir para um espaço novo traz novas possibilidades de explorá-lo.
Mas se você não tem nenhuma mudança prevista, também pode fazer pequenas (ou grandes) mudanças, começando pelo desapego. Doe (ou jogue fora, se for o caso) tudo aquilo que não usa mais e fica só ocupando espaço à toa.


Na hora de reorganizar, você pode inserir objetos de decoração interessantes, que tragam personalidade e dêem uma nova cara ao ambiente. Se você não tem muita grana, pode aproveitar o tempo livre pra fazer alguns itens de maneira artesanal; tem muita ideia bacana na internet e dá pra encontrar muitas dicas legais em blogs, como o Joias do Lar! :)


3. Mude a rotina
Claro que, se você tem um horário fixo de trabalho ou outra atividade, não dá pra mudar completamente a rotina, mas nada te impede de modificar as atividades das horas "livres".
Às vezes, só de acordar um pouco mais cedo você consegue fazer seu dia render bem mais e realizar alguma atividade que não conseguia por falta de tempo.


Inserir novas atividades é muito bacana e pode te trazer inúmeros benefícios.
As caminhadas, por exemplo, são ótimas para o corpo, mas também podem ser um momento de esfriar a cabeça e esquecer um pouco dos problemas do dia-a-dia.


4. Viva novas experiências
Às vezes, a gente entra numa zona de conforto e não quer mais sair de lá. Só que esse comodismo faz a gente perder tanta oportunidade boa na vida que não vale a pena.
Saia de casa, faça novos amigos, divirta-se, frequente baladas que não costuma frequentar, enfim, dê um chute nos programas rotineiros de vez em quando.


Conheça novos lugares da sua cidade, faça um passeio diferente, dance ao pôr-do-sol e permita-se ser feliz com os pequenos prazeres da vida!


5. Não tenha medo de errar
Às vezes as coisas simplesmente não dão certo, mas isso não significa que será sempre assim.
Um término de relacionamento, por exemplo, não precisa ser um trauma na vida, não precisa fazer com que você acredite que não pode mais se relacionar, que não vai mais dar certo com ninguém. O importante é sempre tentar de novo, e de novo, e de novo, pois a vida é feita de erros e acertos, e querer acertar sempre só vai te fazer sofrer.


O medo de errar faz com a gente perca a chance de recomeçar, de tentar de novo e, quem sabe, de acertar em cheio. Por isso, se você passou por alguma experiência ruim, dê um tempo, descanse, mas depois erga a cabeça e vá em frente!


Espero que vocês tenham gostado das dicas e que possam aproveitá-las bastante! :)

P.S.: Outra coisa que me inspirou MUITO foi esse bate-papo maravilhoso da Lelê com a Rosana, duas pessoas que acompanho e amo muito! ♥

2 comentários:

A sua opinião é muito importante! :)

2013 © Todos os direitos reservados - Layout desenvolvido por Alexandre Costa